#99 - Kenny Veach e a Caverna Misteriosa | DESAPARECIDOS
- Rodolfo Brenner
- 20 de out.
- 8 min de leitura
Um explorador supostamente encontra uma caverna misteriosa. Ao contar o seu relato na internet, os usuários pedem para que ele volte ao local, e ele desaparece ao tentar achá-la novamente. Será que ele encontrou seu fim nessa caverna ou outra coisa aconteceu com ele? .
Essa é a versão escrita do episódio #99 - Kenny Veach e a Caverna Misteriosa.

Kenneth Lee Veach, mais conhecido como Kenny, nasceu em 20/11/1966 na cidade de Las Vegas, Nevada. Ele era filho do casal Theodore e Shirley Veach e tinha um irmão mais velho chamado Ray. Desde a infância, Kenny sempre foi daquele tipo de criança que gostava de explorar, acampar, fazer trilha ou qualquer atividade que envolvia sair de casa. Ele foi descrito como muito inteligente, divertido e que estava sempre em movimento. Na vida adulta, ele se casou com uma mulher chamada Diana e teve uma filha chamada Vicky. Posteriormente eles se separaram, mas Kenny continuou sendo um pai presente. Na época do caso ele estava namorando uma moça chamada Sheryon.
Em 2012, Kenny abriu um canal no youtube chamado “snakebitmgee”, com o objetivo de mostrar os seus hobbies, como a exploração de cavernas. Kenny conhecia muito bem o Deserto de Mojave, que corta os estados de Nevada, Califórnia e Utah. A temperatura local muda muito dependendo da estação: no verão é comum passar dos 35°C, enquanto no inverno pode chegar até -5°C.- Apesar do vasto conhecimento no assunto, Kenny era o tipo de explorador conhecido como “irresponsável”: muitas vezes ele ia sozinho, sem GPS, e entrava em cavernas não mapeadas ou minas abandonadas, além de posar com cobras cascavéis e outros animais do deserto.
Na época do caso, Kenny trabalhava em uma empresa de café como técnico de alimentos, mas decidiu pedir demissão para focar no seu canal e também no que ele acreditava ser o futuro da sua vida: ele inventou um suporte de papel higiênico que acreditava ser um produto revolucionário. Ele chegou a tentar entrar no programa Shark Tank, mas não passou nas seletivas. Outra coisa que ele tentou fazer foi vender a sua casa em Las Vegas, porém, com a condição de que o novo dono contratasse ele como zelador e não mudasse a decoração que já existia. Segundo seus conhecidos, ele era muito apegado com as suas coisas, e isso incluía objetos que ele encontrava durante as trilhas, e quando eu falo objetos, vão desde ossos de animais até lixo reciclável.
Uma das coisas que mais chamava a atenção do Kenny era a Área 51, a famosa base da aeronáutica com alto nível de segurança e de segredos militares. Fundada em 1955, a Área 51 fica a 134 km de Las Vegas e, segundo teóricos da conspiração, conta com trabalhadores especializados em engenharia reversa de OVNIs, ou seja, pessoas que pegam partes de naves alienígenas e tentam replicar para adicionar em aeronaves. O lugar é tão secreto que o governo dos Estados Unidos só reconheceu sua existência em 2013, com o nome oficial de Campo de Teste e Treinamento de Nevada. Em decorrência da sua localização de difícil acesso, a base era usada para o treinamento de equipamentos secretos durante a Guerra Fria. O mais conhecido deles foi o avião U-2, que foi usado para espionar a União Soviética durante a Crise dos Mísseis de Cuba.
Em um vídeo sobre os segredos da Área 51, Kenny relatou algo que chamou a atenção de outros usuários: ele disse ter encontrado uma caverna em que a entrada formava a letra M. Ele relatou que, à medida que se aproximava da caverna, ele foi sentindo o seu corpo começar a vibrar. Ele acabou ficando com medo e saiu do local. Várias pessoas responderam o seu comentário encorajando Kenny a voltar ao local, mas ele disse que não sabia a localização exata, uma vez que não costumava usar mapas e nem GPS.

Lockheed U-2
Alguns tempo depois, Kenny foi procurar novamente a caverna, desta vez levando uma pistola 9 mm e uma câmera. Depois de 10 horas de caminhada, ele voltou sem ter encontrado. No dia 18/10/2014, Kenny postou um novo vídeo sobre a sua última expedição: o vídeo não tem nada demais, ele só conta que não encontrou a caverna, mostra alguns animais pelo caminho e posa ao lado de um poço de mina abandonado.
No dia 10/11/2014, Kenny avisou sua família que iria em uma nova expedição: desta vez ele acamparia por uma noite e estava disposto a definitivamente encontrar a caverna M. Como esse era o comportamento “normal” do Kenny, ninguém deu falta quando ele não voltou no outro dia. A primeira a estranhar a situação foi a namorada, a Sheryon, e foi ela que procurou a polícia e relatou o desaparecimento 3 dias depois. Um grupo de voluntários começou a realizar buscas pelo deserto com a ajuda da família do Kenny. Foram três buscas a pé e mais uma com um helicóptero. No dia 22/11, eles encontraram o carro e o celular do Kenny perto do poço de mina que apareceu no vídeo do YouTube.
A família do Kenny fez um site para divulgar o seu desaparecimento chamado kennyveach.com, e que era alimentado de informações por voluntários que faziam parte da equipe de busca. Em algum momento – não fica muito claro quando – o site foi hackeado e foram colocadas mensagens dizendo “Kenny Veach nunca existiu”. Após um tempo, o site foi tirado do ar, provavelmente pela família.
• TEORIA 1: MORTE ACIDENTAL
A primeira teoria é a mais simples: Kenny teria morrido de forma acidental e ninguém conseguiu encontrar o seu corpo. Essa morte pode ter sido por uma queda de um morro ou em um poço de mina abonado, insolação, desidratação ou hipotermia, já que a noite a temperatura cai bastante, principalmente no outono e no inverno. Outra opção é uma picada de cobra: lembram que eu falei no começo que o Kenny costumava posar com cascavéis em fotos? Ele pode ter sido picado por uma delas e não recebeu socorro a tempo.
No estado de Nevada existem 6 subespécies desta cobra: Cascavel-da-grande-bacia, Cascavel-diamante-ocidental, Cascavel-de-Mojave, Cascavel-chifruda, Cascavel-de-Panamint e a Cascavel-salpicada. As cascavéis são consideradas cobras pouco agressivas, que tendem a evitar contato com seres humanos. Quando acuadas, usam seu chocalho na ponta da cauda para tentar afastar o invasor, picando apenas em último caso. Mesmo assim, elas são responsáveis pela maioria das picadas de cobra na América do Norte.
Os sintomas da picada de cascavel incluem: dormência nos membros, náusea, vômito, sudorese, visão turva, fraqueza, confusão mental e dificuldade na respiração. Caso não seja tratada imediatamente com soro antiofídico, pode ocorrer choque séptico e falência dos órgãos. A taxa de mortalidade é de 10%.- Kenny pode ter tudo um encontro inesperado com uma cascavel no deserto. Já sentindo os sintomas e longe da civilização, ele pode ter padecido e seu corpo nunca foi encontrado.

Cascavel-diamante-ocidental
• TEORIA 2: SUICÍDIO
A segunda teoria fala que Kenny poderia ter ido para o deserto para tirar sua própria vida, e quem levantou a teoria foi a própria namorada dele, a Sheryon, em um longo comentário que ela deixou no vídeo sobre a caverna M. Apesar de demonstrar ser uma pessoa divertida e alegre, Kenny sofria de depressão e sua família já tinha um histórico com a doença: o pai do Kenny teria tirado a própria vida quando ele tinha 20 anos.
Segundo ela, Kenny se recusava a tomar medicação ou fazer terapia, e juntando com o insucesso que ele teve nos seus negócios e a falta de dinheiro, sua saúde mental estava piorando com o tempo. Os dois conversaram sobre suicídio mais de uma vez, e o Kenny disse que, caso viesse a fazer isso, “ninguém iria encontrá-lo”. Nesse mesmo comentário, ela disse que acreditava que Kenny teria deixado seu celular para trás justamente para não ser rastreado.
Outra coisa que corrobora essa teoria é que a polícia encontrou a câmera de vlog do Kenny ao inspecionar sua casa, ou seja, ele não levou para a sua viagem, o que não fazia sentido já que o objetivo era justamente documentar a caverna misteriosa. Se o Kenny realmente cometeu suicídio, é praticamente impossível dizer quando, já que as buscas começaram muito tempo depois. Seu corpo pode estar em qualquer lugar no deserto.
• TEORIA 3: CAVERNA M
A terceira teoria diz que Kenny encontrou o seu fim após ter descoberto a caverna M. Segundo os teóricos da conspiração, o fato de Kenny ter se sentido estranho na entrada da caverna era uma prova de que algo de errado acontecia ali. Seria a caverna M uma entrada secreta da Área 51? Um experimento militar? Um portal para outra dimensão? Será que alguma criatura extraterrestre habita o local? É impossível saber.
O canal do YouTube “Exploring Abandoned Mines and Unusual Places” postou um vídeo em junho de 2021 tentando encontrar a caverna M. De acordo com o vídeo, ele partiu da Nevada 375 Highway, conhecida popularmente como Extraterrestrial Highway. Depois de uma longa caminhada, ele realmente encontrou uma caverna cuja entrada formava um M, mas era uma caverna muito pequena e nada profunda.
Se vocês forem buscar os comentários desse vídeo, existe muita discussão se essa era realmente a caverna correta ou se a caverna foi fechada de alguma forma. O youtuber mostra que dentro da caverna há algumas madeiras com pregos, o que para algumas pessoas que comentaram nos vídeos é algo estranho, já que a caverna é no meio do nada. Também comentam sobre algumas rachaduras estranhas nas paredes da caverna. Vou deixar o vídeo lá no nosso site e vocês podem tirar as próprias conclusões.
• TEORIA 4: VIVO?
A quarta e última teoria é a mais interessante: em julho de 2018, um centro de cura espiritual e práticas de Reiki no centro de Las Vegas foi assaltado. A câmera de segurança grava o momento em que um homem entra, pega itens como iPad e cristais e deixa o local assim que o alarme é acionado. Além do prejuízo com o equipamento, o bandido também quebrou pelo menos 3 estátuas que estavam à venda. Na noite seguinte, o criminoso retornou: dessa vez ele tentou desativar os equipamentos de segurança arrancando o painel de controle da loja. Câmeras de outro estabelecimento gravaram o bandido chegando e saindo em um caminhão roubado de outra loja. A dona da loja deu entrevista para a KTNV dizendo que, apesar de ter seguro, alguns dos itens tinham valor sentimental e não poderiam ser substituídos.
Agora vocês devem estar se perguntando: o que diabos isso tem a ver com o desaparecimento do Kenny Veach? Acontece que a dona da loja era a Debbie Veach, cunhada do Kenny. Quando a Debbie soltou as imagens na internet, para que ajudassem a identificar quem roubou a sua loja, a família do Kenny foi categórica em dizer que aquele homem era ele. O detetive responsável pelo caso também concordou que havia semelhanças.
Mas se o Kenny está vivo, onde ele está? Uma teoria diz que o irmão, o Ray, pode estar escondendo ele, ou pelo menos sabe onde ele está: segundo usuários do Reddit, Ray pode ter deixado Kenny roubar a loja da esposa, uma vez que ele conhecia o local e sabia quais cristais eram mais valiosos. Outra coisa que pode ser um indício importante: houveram pelo menos 3 movimentações na conta do Facebook do Kenny, uma em 2018, uma em 2019 e outra em 2022.
Mas por que o Kenny sumiria? Seria algum problema financeiro ou algum motivo que nunca foi divulgado? O caso do Kenny Veach passa longe de ter ganhado reconhecimento nacional, mas se a intenção dele era sumir, por que continuar em Las Vegas, o único local onde o caso ganhou mais repercussão? E obrigado Marcela, do podcast Detetive do Sofá, por ter compilado essas informações sobre os roubos.

Imagens do ladrão na câmera de segurança
• FONTES: All That's Interesting, Mysterious Universe, StrangeOutdoors.com, Nevada Magazine, Dr. Steven Greer, Detetive do Sofá.





Comentários